periodos:46
Arraste para o lado e veja as outras obras aprovadas!
Sinopse
Vai ser dada a largada! O elefante e a formiga combinam uma audaciosa disputa floresta adentro. Quem você acha que será o vencedor? Uma divertida releitura de uma fábula que dialoga com as ilustrações em cartum.
Mario Vale
MARIO VALE, mineiro de Belo Horizonte, é artista plástico, ilustrador, chargista e cartunista. Sua vocação sempre foi o desenho, tanto que, fez vários cursos na área, como o de desenho industrial e o de audiovisual, com o objetivo de aperfeiçoar sua técnica. É autor de vários livros infantis, além disso, produziu e dirigiu programas de TV, foi chargista de jornais e revistas em todo país e participou de inúmeras exposições de arte. Sua obra foi agraciada com vários prêmios, destaque para o Prêmio Cartum no XIII Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Obras pela RHJ Livros: A linha do Mario Vale, Picote – o menino de papel, A festa do macaco, A baleia e o submarino, Meninos espertos, O caçador, a onça e o pintor, Um, dois e já!, Passinho, Passarolindo, Marionete, Ploc!, Quatro amigos em forma, Pé de letra, Pirilampo, Bzzz bzzz, Picote e o carro de papel, Chão de barro e O elefante e a formiga.
Sinopse
Você já percebeu quantas coisas podem surgir depois de um temporal? Neste livro, um fato misterioso acontece e nos instiga a investigar de quem é o ovo azul trazido pela chuva. Diante de tanta dúvida e encantamento, Eu acho que não! introduz os leitores iniciantes ao universo da escrita, trazendo referências a elementos dos contos tradicionais e fenômenos da natureza, e nos provoca a seguir com o narrador e as personagens em busca do que pode ter ocorrido. A narrativa lúdica e fantástica deixa abertura para criarmos, até o final da história, muitas possibilidades sobre o mistério.
Eunice de Melo
EUNICE DE MELO, mineira de Taquaraçu, vive em Belo Horizonte desde sua infância. Professora e psicóloga, a escritora conta que cresceu ouvindo causos do pai e poesias recitadas pela mãe. Além disso, ela adorava ler histórias de magia e de encantamentos. Essas vivências a atravessaram e influenciaram suas escolhas profissionais e na escrita. Ela diz que sempre se pega escrevendo sobre um mundo mágico, com personagens fantásticos que trazem, de certa forma, as lembranças que embalaram sua imaginação na infância. A autora conta que tem paixão por histórias simples, curtas e fantasiosas. Essa paixão é a base de sua escrita para crianças, perpassando o conto de encantamento e as fábulas.
Obras pela RHJ Livros: Eu acho que não! e O gato na gota.
Sinopse
Carta para a Estrela Catarina conta a história do carteiro Orlando e sua aventura no espaço sideral, em busca da Estrela Catarina, para quem precisa entregar uma carta. Como chegar até a Via Láctea? Qual meio de transporte utilizar? A constatação de que o foguete é o meio mais adequado para uma viagem espacial abre uma narrativa rica em elementos sobre o universo, que encanta as crianças e permite abordar tanto o tema dos diferentes tipos de transporte (aéreo, terrestre e aquático), quanto temas da astronomia como os corpos celestes. A narrativa traz, para as crianças, a oportunidade de explorar os conhecimentos elementares e refletir sobre um grande mistério que encanta os pequenos da faixa etária pré-escolar: estrelas são todas iguais? O que mais há na imensidão do céu? A possibilidade de ampliar o vocabulário é rica: planetas, cometas, meteoros, astronauta… Termos presentes nos debates da atualidade e motivo de noticiários, descobertas e pesquisas científicas de interesse geral.
Lizandro
Mineiro de Belo Horizonte, é publicitário formado pela UFMG. Profissional de criação, ilustrador e designer gráfico, iniciou seu trabalho no mercado livreiro a partir da criação de capas, de projetos gráficos e de ilustrações para obras de autores renomados. O autor ministrou inúmeras oficinas criativas para crianças e professores. Várias de suas obras foram adaptadas para o teatro e para a dança. Lizandro também trabalha no mercado de design gráfico e de publicidade. Apaixonado por desenhos e pelo universo das crianças, ele deseja publicar muitos livros para o público infantil, pois acredita que um livro pode transformar o mundo.
Obra pela RHJ Livros: Carta para Estrela Catarina.
Sinopse
Será que acordar o jacaré é uma boa ideia? Para brincar de fazer de conta, claro que é! Mas, antes de conhecer esta história, diga: Acorda, acorda, jacaré! Um livro-poema que apresenta, às crianças, a possiblidade de explorarem os movimentos e os sons dos animais, as expressões corporais e as relações que podemos estabelecer com a vida animal. Por meio de uma brincadeira, estimula os pequenos a imitarem os animais e a perceberem sensações, sons, ritmos, rimas.
Zoé Rios
Mineira de Campo Belo, vem de uma família de professores e de administradores de escola infantil. Em Belo Horizonte, onde mora, cursou Pedagogia e se tornou professora da Educação Infantil e, depois, supervisora e coordenadora desse segmento de ensino durante muitos anos. A autora cursou Psicologia e fez mestrado nessa área. Atualmente, é professora na PUC Minas e atua como editora e supervisora pedagógica para a publicação de obras infantojuvenis. A escritora já publicou livros infantis e obras de apoio ao professor.
Obras pela RHJ Livros: Ciranda das vogais, Diz que tem, Torcedor verde-amarelo, O nome do jogo, Lá vai o balão, Cadê o R? Acorda, jacaré!, Com ou sem H?, Achei!, A mediação de conflitos no cenário escolar, Conexões emergentes – literacia e numeracia, Da escola para a casa: alfabetização e Da escola para a casa: alfabetização matemática.
Sinopse
Quem não conhece a história dos três ursinhos e dos três porquinhos? Agora é a vez de se encantar com “Os três ovinhos”. Nesse jogo de intertextualidade, a escritora estreante Lucilene Assis cria uma narrativa com pássaros que de maneira lúdica e cheia de fantasia trata dos anseios diante da maternidade, da relação mãe-filho, da solidariedade entre amigos e da importância de se formar uma rede de apoio. O leitor vai percorrer, com a personagem Mamãe Passarinha, todos os apuros pelo qual ela passa após um vento forte derrubar seu ninho e um dos ovos se perder. Desse incidente que lhe gera tantos transtornos e preocupações com suas crias, ela vai contar com o afeto e a colaboração do amigo Curió e de outros pássaros. As ilustrações de Sandra Lavandeira nos levam a lugares cheios de árvores e flores, que abrigam a vida desses pequenos seres que estão no campo visual da criança e chamam sua atenção… ora durante o dia, ora à noite. São joaninhas, formigas, grilos, caracóis e borboletas, que observam todo o desenrolar da história.
Lucilene Assis
Mineira de João Monlevade, adora observar a natureza. A escritora e psicóloga conta que sua cidade natal, cheia de morros e de campinas, a despertou para os encantos da natureza e que, ainda criança, gostava de olhar para as paisagens, observando os animais e as plantas. Desde aquela época, ela já escrevia, rascunhava fantasias e queria alegrar o mundo por meio da imaginação. Para ela, a natureza desperta valores, como solidariedade, amizade e empatia, por isso, o meio ambiente e as suas belezas são temáticas presentes na escrita da autora. “Gosto de dar vida a pequenos animais criando histórias que retratam sentimentos e emoções que são parte de todos nós”.
Obra pela RHJ Livros: Os três ovinhos.