Recursos públicos para escolas públicas: As políticas de financiamento da educação básica no Brasil e a regulação do sistema educacional federativo
Sinopse
A obra responde a três grandes objetivos: analisar os fundamentos políticos de financiamento que regulam o sistema de Educação Básica no Brasil, expor os mecanismos que lhes dão sustentação e fornecer subsídios teóricos e práticos para a gestão e o controle social dos sistemas municipais de ensino. Acrescenta, também, ao estudo do financiamento da educação, sua vinculação com políticas de regulação dos sistemas educacionais por desempenho vis à vis à permanência de relações de matriz clientelista ou burocrática.
Sobre as autoras
Marisa R. T. Duarte - Graduada em Ciências Sociais (1977) com mestrado e doutorado em Educação. Estágio pós-doutoral junto ao Groupe Interdisciplinairede Recherche sur la Socialisation, l’Education et la Formation da Universidade Católica de Louvain, Bélgica (2008). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-Graduaçãoda Faculdade de Educação/UFMG. Pesquisadora na área de Ciências da Educação, com ênfase em: Políticas Educacionais e Administração dos Sistemas de Ensino.
Geniana Guimarães Faria - Graduada em Pedagogia (2006) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Doutoranda em Educação também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e bolsista do CNPq. Analista Educacional da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Pesquisadora na área de Política Educacional, com ênfase na Política de Financiamento da Educação Básica e Desempenho Educacional.