Língua Portuguesa: autonomia e interdisciplinaridade
Sinopse
Nesta obra, direcionada a professores, apresentamos algumas reflexões sobre novos caminhos para a disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio, considerando o contexto de ensino integrado por área, a partir da Base Nacional Comum Curricular. Buscamos aqui refletir sobre o sujeito professor e apresentar algumas atividades para ajudá-lo a construir um projeto de vida pessoal e profissional. São apresentados ainda caminhos que possibilitam ao professor ampliar os saberes sobre os objetos de conhecimento do componente Língua Portuguesa, além de reflexões teóricas e práticas que podem ajudar no trabalho com esses objetos numa perspectiva interdisciplinar, considerando os demais componentes da área de Linguagens e suas Tecnologias. Acreditamos ter realçado nesta obra importantes aspectos para um planejamento e prática docentes que contribuam para a formação de sujeitos críticos, preparados para atuarem, de forma ética, no mundo do trabalho e na sociedade em que vivem.
Sobre as autoras
Carla Barbosa Moreira
Professora graduada pela Faculdade de Letras da UFMG.
Mestre em Linguística Teórica e Descritiva pela mesma instituição.
Doutora em Estudos da Linguagem pela UFF.
Gracinéa I. Oliveira
Professora graduada pela Faculdade de Letras da UFMG.
Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Literatura Brasileira pela mesma instituição.