Com viver com ciência
Sinopse
Alinhado com a BNCC, Com viver com ciência busca orientar para uma formação continuada do professor do Ensino Médio. Todas as propostas aqui apresentadas valorizam o diálogo entre as partes envolvidas no processo de aprendizagem. O projeto de vida do professor, o isolamento disciplinar, a interdisciplinaridade e os processos de avaliação estruturam esta obra e são integrados ao longo dos capítulos, de modo a demonstrarem suas questões específicas, mas também a sua forte conexão na prática escolar cotidiana. Para mediar as discussões sobre os objetos do conhecimento foram eleitos subtemas a partir de três Temas Contemporâneos Transversais: Saúde, Ciência e Tecnologia, e Meio Ambiente, articulando-os às competências gerais do Ensino Básico e às competências específicas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Esta obra é um convite à reflexão-ação, pois, ao se apropriar mais de si, o professor se torna mais capaz de viver o nós e modificá-lo. Afinal, o que é aprender, se não, o modificar ideias, e, consequentemente as ações sobre elas?
Sobre as autoras
Rosilene Siray Bicalho
Professora de Biologia. Mestre e doutora em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Lúcia Maria Pôrto de Paula
Professora de Biologia. Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais.