Sou Lia Minápoty, escritora e dona de casa. Nasci na antiga aldeia Novo Horizonte Yãbetue’y, que ficava à direita do rio Urariá ou à direita do Paranã do Urariá, antes de ela se transferir para o rio Abacaxis, na área indígena Maraguapajy.
Onde nasci, todos temos nomes indígenas, o que valorizo, pois, como indígenas, precisamos muito manter a cultura de origem. Meu nome, Minápoty, é a junção de duas palavras: miná – abelha, e poty – flor (flor de abelha).
Cursei o ensino fundamental na cidade de Nova Olinda, a cem quilômetros do território dos maraguás. Posteriormente, morei em Manaus, onde estudei o ensino médio, retornando, então, casada, à minha aldeia.
Pertenço ao clã Çukuyêguá (por nascimento) e ao clã Aripunãguá (por casamento).
Sou autora de mais três livros infantojuvenis e, sempre que sou convidada para eventos, procuro contar histórias de raízes amazônicas. Também atuo junto às lideranças do povo maraguá, como secretária da AmiMA – Associação das Mulheres Indígenas Maraguás.
Após viver na cidade e retornar a minha aldeia natal, na área Maraguapajy, desde 2011 moro na cidade de Parintins, no Amazonas, onde continuo a escrever, mas sem deixar de ser dona de casa, papel que exerço com orgulho. Sou mãe de três lindos filhos: Ana Luíza, Yaguarê e Tainãly Kêila.