Quem não conhece a história dos três ursinhos e dos três porquinhos? Agora é a vez de se encantar com “Os três ovinhos”. Nesse jogo de intertextualidade, a escritora estreante Lucilene Assis cria uma narrativa com pássaros que de maneira lúdica e cheia de fantasia trata dos anseios diante da maternidade, da relação mãe-filho, da solidariedade entre amigos e da importância de se formar uma rede de apoio.
O leitor vai percorrer, com a personagem Mamãe Passarinha, todos os apuros pelo qual ela passa após um vento forte derrubar seu ninho e um dos ovos se perder. Desse incidente que lhe gera tantos transtornos e preocupações com suas crias, ela vai contar com o afeto e a colaboração do amigo Curió e de outros pássaros.
As ilustrações de Sandra Lavandeira nos levam a lugares cheios de árvores e flores, que abrigam a vida desses pequenos seres que estão no campo visual da criança e chamam sua atenção... ora durante o dia, ora à noite. São joaninhas, formigas, grilos, caracóis e borboletas, que observam todo o desenrolar da história.